SETUP Tela azul onde são feitas todas as configurações do microcomputador como:detectar dispositivos IDE, sequência de inicialização, configuração de data e hora, processador e memória de vídeo. O setup é a única parte da memória ROM que se pode alterar. Na maioria dos microcomputadores, para se entrar no SETUP é necessário apertar a tecla DEL (Delete) quando o microcomputador inicializa. Alguns microcomputadores também usam a tecla ESC, barra de espaço, F1, F2, F10, etc. No caso de dúvida, leia o manual da sua placa-mãe ou de seu microcomputador. A dica é apertar e soltar a tecla DEL continuamente após o microcomputador ser ligado, até entar no SETUP.
POST Post é a tela preta inicial do microcomputador onde são apresentadas todas as informações do mesmo e as frases de erros. Para parar a tela POST pressiona-se a tecla Pause e para liberá-la pressiona-se outra vez a tecla Pause, ou pressiona-se Enter para liberar. Quando no Post aparecer mensagem referindo-se a CMOS, é porque a bateria acabou. Só trocando. Se ao ligar o microcomputador e ele entrar direto no SETUP é porque o microcomputador perdeu as configurações.
BATERIA DA PLACA-MÃE Modelo CR2032 (Padrão). Encontrada em relojoarias, é uma das partes mais importantes do microcomputador. Voltagem de 3 volts. Tem por função manter a energia na placa-mãe somente quando o microcomputador estiver desligado para que a memória ROM não perca suas configurações. Defeitos na bateria: 1º relógio atrasa, 2º relógio volta para zero hora, 3º a ROM perde todas as configurações.
SPEAKER São os auto-falantes internos que emitem "beeps", com os da conexão da internet discada. 3 beeps significa problema de memória ou vídeo. Tela azul, com a mensagem ERRO FATAL é problema de memória.
Para excluir arquivos diretamente sem passar pela lixeira:
SHIFT + DELETE
Ferramentas de Sistema:
Scandisk: corrige erros no disco.
Desfragmentador de disco: reorganiza arquivos no disco e o deixa mais rápido.
Limpeza de disco: libera espaço no disco rígido eliminando arquivos temporários.
Formatação de disquete: formatação rápida (para disquetes usados), formatação completa (para disquete novo)
Copiar Tela Ativa para Área de Transferência: clicar as teclas PrintScreen + ALT; abrir o Paint e teclar CTRL + V; após seleciona-se a imagem e com CTRL + C e CTRL + V transfere-se para a área de destino.
Processador: O processador é o principal componente da placa-mãe. Ele executa as instruções existentes nos programas, sendo denominado UCP, Unidade Central de Processamento ou CPU. Devido a altíssima velocidade que trabalha precisa de ventilação constante, o que é feito com um pequeno ventilador chamado "cooler" em contato com um dissipador de calor. Existem vários tipos de microprocessadores, os mais comuns são os da Intel que surgiram a partir de 1981, como o 8088, 80286, 80486 e o Pentium.
Outros fabricantes de microprocessadores: Cyrix, AMD, Texas, etc.
Nem sempre instalar um microprocessador mais moderno torna o micro mais rápido. Muitas vezes, aumantar a quantidade de memória ou trocar o disco rígido faz mais efeito. Para aplicações leves, o ideal é processador mais simples, investir em memória, HD e placa-mãe.
Diferença entre Copiar ou "Arrastar" de "Mover para". Copiar ou arrastar com o mouse uma pasta ou arquivo para outro local o manterá também no seu local de origem. Já "Mover para", irá mover a pasta ou o arquivo para o novo local, mas o excluirá do local de origem.
Curiosidade: Em um cabo de fibra ótica existem 25 fibras óticas com a espessura de um fio de cabelo capaz de colocar em conversação 36.000 pessoas ao mesmo tempo sem que haja interferência, isto cada uma das 25 fibras, ou seja, 25 x 36.000 = 900.000 pessoas conversando ao mesmo tempo através de um cabo, pois o mesmo transporta dados em uma velocidade igual a velocidade da luz, 300.000 Km/s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário