segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Otimismo, apesar de tudo

Era uma vez dois vendedores novos que atuavam na área internacional de uma empresa fabricante de sandálias. O gerente resolveu testá-los e enviou o primeiro a uma viagem de prospecção de mercado em ilhas da Indonésia. Ao retornar, o vendedor escreveu em seus relatórios que “infelizmente”, o resultado da viagem foi negativo. “Os ilhéus não vão comprar nosso produto porque nas ilhas todos andam descalços”.
O segundo vendedor viajou logo em seguida para o mesmo lugar e ao retornar relatou ao gerente: “Acho que temos grandes perspectivas de negócios, um grande mercado em potencial que deve ser explorado, pois os ilhéus não usam sandálias. Vamos vender com certeza”.
Dois gêmeos nasceram e cresceram com personalidades diferentes. Um era otimista, e o outro pessimista. Quando contavam 12 anos, os pais, acompanhados de cientistas, resolveram testar até que ponto essa classificação era verdadeira em condições de estímulo. Em um determinado dia, chamaram as crianças e presentearam o pessimista com um quarto cheio de brinquedos, dos mais modernos e diferentes do mundo. Para o garoto otimista deram uma caixa contendo estrume de cavalo. As reações foram filmadas e gravadas. Reproduzimos aqui o acontecido:
- O garoto pessimista entrou no quarto dos brinquedos e foi logo chutando tudo enquanto dizia: “que droga, só brinquedo chato que eu não gosto; eu queria mesmo era um autorama”. Achando tudo ruim foi desfazendo cada um dos brinquedos que ali estavam.
- O otimista, ao abrir a caixa com estrume de cavalo, entusiasmou-se e gritou: “Onde está, cadê meu lindo cavalinho?”.
É impossível imaginar uma pessoa de sucesso que não acredite no seu próprio futuro. O otimismo é uma característica da pessoa inclinada para o êxito; do homem que, dentro de limites razoáveis, não admite a possibilidade de fracassar em atingir seus objetivos. Cremos que precisamos muitas vezes se isolar das influências negativas que surgem de todos os lados. Vivemos, no momento, em um Brasil de incertezas, de pessimismo generalizado, em que tudo é motivo de descrédito e desconfiança.
Conhecemos alguns que já acordam derrotados, acreditando que nada dará certo, que não conseguirá realizar um bom trabalho, recebendo mais carga negativa e, principalmente, sendo um semeador de pessimismo e negativismo.
Quem deseja crescer deve saber filtrar tudo que vê, ouve e lê e buscar dentro de si força motivadora do otimismo. No momento em que acreditamos mais na nossa capacidade, nos nossos produtos, na nossa empresa, teremos – cada vez mais – forças para superar os obstáculos e as dificuldades.

Nenhum comentário: