História

Nossa região é rica em personalidades, lugares, fatos e acontecimentos históricos que ajudaram a escrever a história do Rio Grande do Sul, e que muitas vezes passam desapercebidas aos nosssos olhos. Pesquisar, difundir informações e ir aos lugares onde a história aconteceu é nosso objetivo.



A CRUZ DOS DEGOLADOS - SÃO MARTINHO DA SERRA - RS
Neste local, denominado Volta da Capoeira, antiga picada de São Martinho, hoje conhecida como Perau Velho de São Martinho, em 1894, durante a Revolução Federalista, 12 maragatos foram degolados. Amarrados com pés e mãos para trás, ajoelhados e com a cabeça estendida para trás a faca foi passada de orelha a orelha. E aqui está a Cruz dos Degolados, uma homenagem da Prefeitura Municipal de São Martinho da Serra aos maragatos que aqui derramaram seu sangue escrevendo a história do Rio Grande do Sul.

Dizem as placas ao pé da cruz encimada por um lenço Vermelho:

A. T. Poncho Branco Sta Maria
1ª Cavalgada "Recordando o Passado"
Em lembrança aos Maragatos
que aqui derramaram seu sangue,
escrevendo assim a história do RGS.
20 de Março de 2009.


O que é a revolução?
Luta de irmão contra irmão.
São partidos exaltados
Na serra de São Martinho
Bem a beira do caminho
Tem a cruz dos degolados.


Heroísmo Maragato Teófilo Vargas


ADM 93/96
PRIMEIRA ROMARIA INTERMUNICIPAL DE CAVALEIROS


Ajoelhado neste altar sagrado
Que tingiu o chão de vermelho
A Deus eu peço conselho
Que o presente não cometa
O erro aqui relembrado.


Francisco Noemio Pereira Dias
São Martinho, 23 de março de 2003.




PALEONTOLOGIA - SÃO MARTINHO DA SERRA - RS


UNAYSAURUS TOLENTINOI - O DINO MARTINHENSE
Descoberto em 1998 na localidade de Água Negra, às margens da estrada que liga os municípios de São Martinho da Serra e Santa Maria, ele teria vivido por aqui há 225 milhões de anos, era herbívoro, bípede, tinha 2,5m de comprimento, sendo considerado um dos mais antigos e primitivos dinossauros que já povoaram a Terra. Foi batizado de Unaysaurus tolentinoi, “Unay”, Água Negra em Tupi-Guarani, “saurus”, lagarto em grego, e “tolentinoi”, homenagem ao senhor Tolentino Marafiga, que o encontrou por acaso. A divulgação da descoberta em 2004, repercutiu nos meios de comunicação no mundo todo, e a região central do Rio Grande do Sul pode ser considerada um berço dos dinossauros.

Estrada entre Santa Maria e São Martinho da Serra, local onde foram encontrados os fósseis.
  



CASARÃO DOS MELO - SÃO MARTINHO DA SERRA - RS
Neste casarão, no final do século XIX, foi estabelecido o primeiro Clube Republicano da região central. Durante o estabelecimento do clube, os republicanos se reuniram e o fundaram em 1882. Um fato honroso para a vila é que esteve presente Júlio de Castilhos. Abaixo a transcrição de parte de uma carta enviada por Júlio de Castilhos a esposa Honorina durante a campanha eleitoral desenvolvida em vários municípios rio-grandenses, como candidato a deputado provincial pelo seu partido PRR (Partido Republicano Rio-grandense), onde cita a ida à São Martinho.

"Amanhã farei aqui a conferência pública; não teve lugar hoje por mais de um motivo e, principalmente, porque estou doente da garganta. No dia seguinte bem cedo seguirei para S. Martinho e...não designo o dia da chegada aí: quero dar-te uma surpresa. Tenho sido muitíssimo feliz na excursão: obtive em toda a parte um acolhimento esplêndido, que absolutamente excedeu à minha expectativa. Nunca contei com os aplausos que recebi. Nada mais te digo se não que tu e a minha adorada Julinha são o meu pensamento de todo o instante. Imagino quanto há de estar adorável e encantadora o nosso anjinho! O Carlos ontem deu-me minuciosas notícias. Ela ainda não saberá dizer: papai? Não a ensinaste?
"Um milhão de beijos a ela e a ti envia o Teu Julio".
"Felicito-te e felicito-me pelo dia de hoje em que nossa Julinha completa seis meses de idade. Dá saudades a todos".



CAPÃO DA CONVENÇÃO - JÚLIO DE CASTILHOS - RS
À 11 km da sede do município de Júlio de Castilhos, está localizado o Monumento à Convenção da Reserva, erguido num capão, onde em 21 de março de 1889 teve lugar a célebre reunião de Júlio de Castilhos com o mais representativo grupo da Propaganda Republicana. O fato se constitui num dos principais acontecimentos políticos do Estado.
Consta no monumento o seguinte documento transcrito:

“Reconhecendo a necessidade de organizar a oposição, em qualquer terreno, ao futuro reinado, que ameaça a nossa Pátria com desgraças de toda a ordem, e a necessidade de preparar elementos para o momento oportuno garantir o sucesso da revolução, declaramos que temos nomeado nossos amigos José Gomes Pinheiro Machado, Júlio de Castilhos, Ernesto Alves, Fernando Abbott, Assis Brasil, Ramiro Barcellos e Demétrio Ribeiro, para trabalharem para que consigam aqueles fins, empregando livremente os meios que escolherem.
Nós juramos não nos deter diante de dificuldade alguma, a não ser o sacrifício inútil de nossos concidadãos.
Excluída esta hipótese, só haveremos de parar diante da vitória ou da morte.
Reserva, 21 de março de 1889
Cândido Pacheco de Castro, Joaquim Antônio da Silveira, Lauro Domingues Prates, Fernando Abbott, Ernesto Dias Alves de Oliveira, José Gomes Pinheiro Machado, Vitorino Monteiro, Possidônio da Cunha, Homero Batista, Manoel da Cunha Vasconcellos, J. F. de Assis Brasil, Salvador Pinheiro Machado e Júlio de Castilhos.”

MUSEU INTERNACIONAL DE UFOLOGIA, HISTÓRIA E CIÊNCIA VICTOR MOSTAJO – ITAARA – RS
Inaugurado em 2001 na cidade gaúcha de Itaara, o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, é o primeiro museu de ufologia da América Latina, integra o projeto The Search for Extraterrestrial Intelligence, da NASA (Agência Espacial dos EUA) e tem como padrinho o cantor e compositor nordestino Zé Ramalho, devido ao seu interesse pelo assunto. O museu possui fotos, documentos, textos, réplicas de naves extraterrestres, materiais astronômicos e objetos mais raros, como fragmentos de satélites, pedras calcinadas e vegetais queimados por supostos pousos de ÓVNIS.
Há também simulações, como a autópsia de ETs e a simulação do caso Roswell, quando um casal afirmou ter prestado socorro a extraterrestres, em 1947, no Novo México, Estados Unidos, considerado até hoje um marco na Ufologia mundial.
No museu há, ainda, uma biblioteca sobre os temas mais explorados no acervo e uma videoteca. Um circuito interno de TV fica exibindo filmes e documentários que falam de ufologia e astronomia. Todas as visitas são guiadas pelo professor e historiador Hernan Mostajo. As visitas turísticas são feitas aos finais de semana e feriados, enquanto os dias da semana ficam reservados para as visitas educacionais, quando o Museu recebe alunos de várias idades.


PONTE GARGANTA DO DIABO - DIVISA DOS MUNICÍPIOS DE ITAARA E SANTA MARIA - RS
Ponte em curva circular com 76 metros de altura e 10 pilares de sustentação que liga Itaara à Santa Maria está localizada na BR 158. Sua construção iniciou em 1957 e o término foi em 1962. Do local pode-se ver uma paisagem deslumbrante. Em 8 de maio de 2002 um projeto aprovado pelo Senado Federal mudou o nome de “Ponte sobre o Vale dos Diabos” para “Ponte sobre o Vale do Menino Deus”. O pedido para a mudança do nome foi feito pela população local ao Ministério dos Transportes. Segundo a relatora da matéria na Comissão de Educação, Senadora Emilia Fernandes (PT/RS), o nome original deriva das dificuldades que a população tinha no passado para atravessar o vale que fica no quilômetro 316 da BR-158. No entanto, com a estrada e por se tratar de uma região muito bonita, o nome não se justificava mais. O novo nome foi tirado de um bairro erguido no próprio vale.